flare_exemplo_01

O que são Flares e como fazer

post_flares

 

Flares são aqueles raios de luz que entram na foto e deixando um toque especial, trazem um pouco mais de vida à imagem. Muitas vezes são considerados um defeito e não um efeito. Para fazer fotos com flares é preciso deixar que alguns raios de luz entrem na lente da câmera criando uma composição em que else não atrapalhem o assunto principal.

Flares podem ser também simulados no Photoshop através do menu Filters >> Render >> Lens Flare, porém eu particularmente não gosto do resultado, acho muito artificial.

Além desta forma os flares podem ser incluídos nas fotos adicionando-se uma imagem separada de flare. Deixo aqui neste post uma coleção com 10 flares baixados do Google. Você pode também procurar por outros digitando algo como “flares png”.
Para aplicá-los basta inserir sobre a camada da foto e alterar o modo de mesclagem (blend). Geralmente utilizo as mesclagens “Lighten / Linear Dodge / Screen.

A grande vantagem é poder posicionar o flare no local exato em que desejar e ainda alterar cor, intensidade, etc. Para os flares feitos na “raça”, direto da máquina fotográfica a principal dificuldade é acertar o posicionamento, ângulo, composição com o objeto principal. De qualquer forma este método fantástico se for bem feito. Para isto recomendo alguns passos: treinar, depois treinar, depois treinar e por fim: treinar.

COMO UTILIZAR OS EXEMPLOS NO PHOTOSHOP

( O flare utilizado está no arquivo para download – flare_4.png)

exemplo_photoshop

EXEMPLOS DE FOTOS COM FLARES

flare_exemplo_01 flare_exemplo_02 flare_exemplo_03 flare_exemplo_04 flare_exemplo_05

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *